Você já sentiu aquela sensação de um vazio interior que parece ultrapassar os limites do suportável, um abismo que transborda e envolve todos os aspectos da sua vida? Se você respondeu sim, possivelmente está sofrendo da Síndrome do Vazio Transbordante.
Mas o que seria esta síndrome?
Embora não seja um termo comumente utilizado, podemos descrevê-la como uma condição psicológica em que as pessoas experimentam um intenso e desafiador sentimento de vazio, que transcende sua capacidade de lidar com ele.
Essa síndrome pode ser caracterizada por uma forte e persistente sensação de ausência de significado, propósito ou conexão emocional. É como se um buraco negro se formasse dentro de nós, sugando nossa vitalidade e obscurecendo nossa experiência de vida.
O "transbordamento" acontece no momento em que a situação se torna insustentável, resultando em sentimentos depressivos e avassaladores que impactam diretamente o nosso bem-estar, emocional, psicológico, cognitivo e social.
Na maioria das vezes tentamos em vão preencher este vazio com distrações e prazeres passageiros, no entanto, percebemos que além de não resolver, acaba piorando. O que fazer então para resolver isso?
O que precisamos fazer é reconhecer a presença desse vazio e buscar um sentido para a nossa vida, realizando atividades que clarifiquem o nosso propósito, nos dê satisfação pessoal e ativem a nossa verdadeira identidade, nutrindo corpo e mente com tudo o que nos faça bem.
No mais é ficar atento(a) e não deixar que este tipo de inimigo assuma o controle da sua vida.